fbpx

Como avaliar o desempenho da empregada doméstica?

avaliar o desempenho da empregada doméstica

Avaliar o desempenho da empregada doméstica, assim como de outros profissionais, demanda uma grande capacidade de lidar com as características e expectativas de outras pessoas.

Para contar com alguém que trabalha para você, não basta apenas se dedicar em oferecer as melhores oportunidades e os melhores salários – é preciso também saber desenvolver esse profissional e, especialmente, ser capaz de avaliá-lo ao longo de sua jornada de trabalho.

Com uma empregada doméstica, esse cuidado e relação de avaliação não é diferente

Além disso, a relação entre vocês pode, provavelmente, ser muito mais íntima do que a que existe entre um funcionário e sua empresa. O que deixa a atividade de avaliação e feedback mais difíceis.

Para lhe ajudar a avaliar o trabalho e desempenho de sua empregada doméstica de maneira imparcial, respeitosa e eficiente, separamos algumas dicas para lhe ajudar nessa difícil mais importante tarefa.

Como avaliar o desempenho da empregada doméstica?

Existem várias estratégias para se medir o desempenho de um funcionário durante sua rotina de trabalho.

A maneira mais tradicional é acompanhar o número de tarefas esperadas durante o dia e quantas delas são cumpridas de maneira eficiente.

Apesar disso, para a rotina de uma doméstica, esse não é um indicador tão justo, visto que o grau de dificuldade de determinadas tarefas – que podem ser rotineiras – nem sempre são os mesmos.

Por isso, é preciso pensar em alternativas de avaliar o desempenho da empregada doméstica, para que você seja justa no feedback final repassado para ela.

Logo, uma boa dica é oferecer sempre tarefas diferentes ao longo do dia, para que possa mantê-la motivada para executá-las, evitando cair na rotina – o que pode levar naturalmente a uma queda de desempenho.

Assim como, A conversa constante e o reforço positivo quando os resultados são alcançados também são uma boa maneira de incentivar a motivação e motivar a empregada doméstica no dia a dia. 

Você também pode oferecer desafios maiores, quando o trabalho executado no dia a dia já parece fácil e é resolvido com facilidade.

Dessa maneira, dependendo do grau de desempenho na execução da atividade desafiadora,  você pode ter uma ideia mais clara de como está o grau de dedicação da profissional. 

É bom fazer uma lista de tarefas?

A lista de tarefas é uma boa maneira de fazer com que sua empregada doméstica cumpra com todas as atividades combinadas e, principalmente, para que você consiga avaliar o desempenho dela durante a jornada.

É importante, entretanto, avaliar se a lista de tarefas não está, por exemplo, prejudicando a capacidade da funcionária ir além nas tarefas que consegue executar.

Por esses motivos, é preciso ter cuidado com o uso da lista de tarefas. Uma boa dica é mudá-la sempre que possível, para que ela não vire uma rotina repetitiva que prejudique o desempenho de sua funcionária.

É bom deixar o menu da semana preparado?

Esta é uma ótima ideia. Para empregadas domésticas que também ficam responsáveis por cozinhar o cardápio da semana, deixar um menu pronto ajuda na eficiência de seu trabalho.

Nesse caso, o menu serve como um atalho para a realização das tarefas do dia e não apenas como um norteador, como é o caso da lista de tarefas.

Portanto, com uma certa antecedência a empregada sabe exatamente quando vai precisar de cada ingrediente para preparar as receitas combinadas com você.

Caso deseje – e ela tenha essa característica – você também pode solicitar que ela fique responsável para realização do menu semanal.

Como pedir um melhor desempenho da empregada?

Quando você identifica, a partir das dicas que separamos acima, que existe uma queda no desempenho da empregada doméstica, é preciso entrar em ação.

Assim, a conversa para melhorar e mudar começa a se tornar uma atitude essencial. 

Para esse momento,que é um pouco mais delicado, preparamos um artigo que vai te ajudar a ter a melhor conversa possível com a profissional, confira:

>> Como dar feedback para minha empregada doméstica

Conclusão

Avaliar o desempenho e o trabalho de sua empregada doméstica pode ser uma tarefa complicada.

No entanto, é uma atitude necessária para garantir a alta produtividade e motivação da profissional que está diariamente dentro da sua casa.

Confira muito mais no Blog Famyle:

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of