App Famyle
App Famyle
Voltar

Encontre vagas de cozinheiras em Belo Horizonte - MG

6 resultados

Como funciona?

Com o aplicativo da Famyle você cria seu perfil, conta pra gente sobre você e suas experiências e pronto. Nós te colocamos em contato com famílias que tenham vagas de trabalho disponíveis.

Ainda tem dúvidas?

Veja nosso FAQ.

Quais os requisitos para trabalhar como cozinheiro ou cozinheira?

Um dos requisitos principais e mais importantes, é que seus documentos pessoais e seu histórico profissional estejam em ordem. Queremos garantir que você tenha as condições ideais de disputar uma boa vaga, assim como temos o dever de oferecer boas alternativas às famílias que buscam uma cozinheira.

A experiência é importante, mas não é tudo. Ser responsável, pontual e capaz de se colocar no lugar das outras pessoas, são requisitos essenciais. Lembre-se que trabalhar como cozinheira é prestar um serviço que está diretamente ligado à saúde das outras pessoas. Compreender que cada família tem um estilo de vida e ser capaz de adaptar-se a ele, entregando o melhor que puder fazer, tornam você uma profissional competente e requisitada.

Lembre-se também que conhecimentos específicos podem lhe dar vantagem ao disputar uma vaga. Muitas vezes, as famílias podem precisar de uma dieta para intolerantes, como pessoas com diabetes ou intolerância à lactose. Em outros casos, pessoas idosas e crianças precisam de mais cuidado e pontualidade na hora das refeições.

Quanto cobrar?

Cozinheiras e cozinheiros, assim como faxineiras, babás e cuidadores de idosos, são classificados como empregados domésticos e, para eles, existe a Lei complementar 150/2015, também conhecida como PEC das Domésticas.

Entre direitos e deveres, a Lei aplica o salário mínimo como base de remuneração, que pode ser sempre o início da sua relação com a família que a está empregando. O salário nunca será menor do que o estabelecido como salário mínimo.

No entanto, a negociação de um salário maior será definida, muitas vezes, pelas funções combinadas previamente para o trabalho, ou mesmo para casos onde a cozinheira possui conhecimentos específicos, como preparação de refeições para diabéticos e pessoas com intolerância, por exemplo.

Quais são as responsabilidades de uma cozinheira?

É importante esclarecer que uma cozinheira não é uma faxineira, ainda que ambas estejam enquadradas na Lei Complementar 150/2015, conhecida como PEC das Domésticas. O papel de uma cozinheira é administrar as atividades de uma cozinha, como o preparo de refeições, manutenção e manuseio dos equipamentos da cozinha, controle do estoque de alimentos da casa, lista de compras e etc.

É perfeitamente comum que uma família possa precisar de alguém que, por tempo determinado ou não, atue nas tarefas diárias como limpeza da casa, lavagem de roupas e etc. Pode acontecer, mas isso deve ser combinado e determinado em contrato, antes do profissional começar a trabalhar, e desde que não exceda o período de trabalho determinado. Se for o caso, deve haver o pagamento de hora extra.

Quais são os direitos de uma cozinheira?

Assim como uma babá, por exemplo, a cozinheira é considerada uma prestadora de serviços doméstico, que lhe coloca dentro da Lei Complementar 150/2015, que você conhece como PEC das Domésticas. Seus direitos são:

  • Carteira de Trabalho assinada;
  • Vale Transporte;
  • Descanso remunerado em feriados;
  • Licença maternidade;
  • Repouso semanal remunerado;
  • Salário que não seja inferior ao mínimo;
  • Aviso prévio;
  • Férias anuais;
  • INSS.
Baixe o app Famyle

Baixe o app do Profissional, encontre essa e outras vagas.

Baixe o App Famyle no seu iOSBaixe o App Famyle no seu Android