fbpx

Como dar feedback para minha empregada doméstica

Dar feedback para empregada doméstica é algo de extrema importância para manter uma relação saudável entre contratada e contratante e ter mais satisfação nos serviços prestados por ela.

Ter uma empregada doméstica é algo muito bom. Afinal de contas, ela deixará sua casa sempre limpinha e confortável para que quando você chegar do trabalho, apenas descanse. Mas nem tudo são flores no mundo da relação contratado e contratante. Assim, dar um feedback para empregada doméstica é necessário.

Isso porque nem sempre estaremos satisfeitos com algo, e isso pode nos incomodar muito. Contudo, a pessoa precisa entender o que está fazendo de errado, pois muitas vezes, ela acredita que está fazendo o serviço da maneira correta.

Nesse artigo, você irá aprender como dar o feedback para empregada doméstica da maneira certa.

dar feedback para empregada doméstica

A importância de dar feedback

Feedback nada mais é do que o ato de fornecer informações à determinada pessoa sobre algo em que se está realizando para ela, ou sobre o que algo que ela está realizando para você.

Dentro das empresas, na relação cliente e fornecedor, aluno e professor, em todos os lugares, ele se torna uma ação indispensável.

Isso porque quando a comunicação é feita da forma correta, isso evita que ambas as partes fiquem insatisfeitas. Além disso, permite a evolução daquele que escuta e satisfação daquele que emite a informação.

Dessa forma, ele consegue fortalecer relações. Contudo, ele precisa ser contínuo.

Dar feedback para empregada doméstica é algo que você deve se acostumar a fazer, uma vez que ela é uma pessoa que está na sua casa todos os dias, alguém com que você tem uma relação próxima.

Portanto, se algo que te incomoda, se o serviço não está rendendo ou se você quer solicitar algo, mudar o comportamento com a empregada ou fazer uma expressão na esperança de que ela adivinhe o que você quer, não vai adiantar.

A verdade é que a melhor solução sempre será a conversa .

Como dar feedback para empregada doméstica

1. Deixe que ela se habitue ao serviço antes de fazer críticas

O ideal, é que você espere pelo menos 15 dias para conversar com ela. Lembrando sempre que no primeiro dia você deve esclarecer alguns pontos importantes, determinar regras, horários, dias de serviços, entre outras coisas. (Quer saber mais sobre o primeiro dia da empregada doméstica? Veja o material que preparamos!)

É claro que nos primeiros dias ela poderá executar algumas tarefas de forma equivocada. Mas lembre-se de que isso é completamente natural, e assim como você está se habituando à ela, ela também está se habituando a você.

Observe cada coisa que ela está fazendo de certo e de errado. Cada ponto que você está gostando, cada ponto que você não gosta. O ideal é que você anote tudo, pois assim será mais fácil de conversar com ela e não se perder na conversa.

feedback para a empregada doméstica

2. Separe uma hora apenas para fazer isso, pelo menos 1 vez ao mês até que ela se habitue

Depois que você observou todas as ações, é hora de dar o feedback para empregada doméstica.

Para isso, chame-a para sentar, preferivelmente uma hora antes de terminar o expediente dela. Jamais peça para ela ficar depois do horário para que você faça isso.

Explique para ela que você a chamou para que possa esclarecer algumas coisas sobre o serviço, e apontar alguns detalhes.

Faça com que ela se sinta confortável, fale que é apenas uma conversa e que é para ela se manter tranquila. Isso porque, ao chama-la para conversar, ela pode ficar um pouco nervosa, acreditando que será dispensada e então, não irá absorver tudo o que você precisa passar para ela.

3. Detalhe ao dar feedback tudo o que você quer que ela melhore

Um dos maiores problemas de passar um feedback, é não detalhá-lo da maneira correta. Por exemplo, você notou que ela não está lavando o banheiro da forma correta, então você diz: “Eu percebi que você não está lavando o banheiro direito”, e finaliza esse ponto.

Nesse caso, a ação de não lavar o banheiro da forma correta tem várias aberturas. Afinal de contas, por que ela não está lavando o banheiro direito? Existem vários pontos a serem abordados:

  • Pode ser porque o azulejo não esteja sendo esfregado da maneira correta;
  • O box não está ficando bem limpo;
  • O banheiro está com mau cheiro.

Enfim, você deve apontar os pontos que ela deve melhorar. Pois caso contrário, isso só trará apenas frustração e muitas dúvidas na mente dela.

dar feedback no trabalho

4. Ao dar feedback aponte os pontos positivos do trabalho dela

Certamente a sua empregada não está apresentando resultados apenas ruins, e é de suma importância que ela entenda isso.

Lembre-se que estamos falando de relações humanas. Imagine que uma pessoa aponte uma quantidade de coisas erradas que você está fazendo e nem sequer um elogio, como você se sentiria?

A grande maioria das pessoas certamente se sentiria mal. Por isso, é importante ao dar feedback para empregada doméstica, ter essa sensibilidade de também apontar aquilo que você tem gostado do trabalho dela.

Isso fará com que ela se sinta mais motivada a fazer o trabalho da forma correta, e certamente, você encontrará menos erros na próxima vez que falar com ela.

5. Deixe ela dizer o que ela pensa sobre você

Não se esqueça que em um diálogo as duas pessoas falam. E assim você tem observações sobre o trabalho da sua empregada, ela também tem observações sobre a forma que você comanda.

Por isso, é sempre importante deixar o espaço aberto para que ela também fale. Isso pode inclusive, fazer com que você descubra que em alguns pontos você também precisa melhorar.

dar feedback para funcionário

Dar feedback para empregada doméstica não é algo tão difícil quando o diálogo é realizado de forma aberta e com respeito. Além disso, ele permitirá com que você se sinta mais satisfeito com o serviço prestado por ela, e ela, mais satisfeita por entender do que você realmente precisa.

Conversar ainda é a melhor maneira de ser resolver os problemas, estejam eles e qual esfera estiverem. Nunca deixa de falar o que você está pensando.

Gostou do nosso texto? Deixe um comentário e compartilhe!:)

Nós também preparamos outros materiais para te ajudar no relacionamento com a empregada doméstica (aqui), e também na contratação de profissionais domésticos.

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of