A gente sabe que trabalhar como babá é assunto sério. Assim como as famílias cadastradas aqui na Famyle procuram pelas melhores profissionais, sabemos que você espera encontrar um lugar onde as suas habilidades sejam necessárias e valorizadas.
A Famyle tem vagas para todas as necessidades domésticas. É só nos contar mais sobre o seu perfil, que te colocamos em contato com quem precisa de alguém como você.
Com o aplicativo da Famyle você cria seu perfil, conta pra gente sobre você e suas experiências e pronto. Nós te colocamos em contato com famílias que tenham vagas de trabalho disponíveis.
Veja nosso FAQ.
Esse é um tema muito procurado por aqui, e tudo depende da família para a qual você irá trabalhar. Ainda assim, algumas características simples podem te ajudar a se colocar mais rapidamente no mercado de trabalho.
Empatia é um ponto importante. Ou seja, compreender emocionalmente o que o outro está sentindo. Além disso, a paciência, a capacidade de cumprir tarefas da forma que foram solicitadas e não menos importante, a pontualidade, são essenciais. Lembre-se que se você cuidar das crianças de uma família, os pais precisam contar que você esteja preparada na hora combinada.
Experiência é algo levado muito em consideração. Se você tem pouca ou nenhuma experiência, que tal se dispor a cuidar de crianças de vizinhos ou amigos? Isso pode te ajudar a aprender coisas básicas.
De acordo com a PEC das Domésticas, o salário mínimo é estabelecido como base para a profissão de babá. No entanto, tudo depende da sua experiência, além da quantidade de atividades que você vai precisar realizar.
Desde ajudar as crianças com a lição de casa, até cuidar de bebês muito pequenos, pode influenciar o valor. Se você está começando na área, pode valer a pena começar com o mínimo.
Em 2021, o valor por hora de trabalho não pode ser inferior a R$ 5,00, e deve respeitar os seguintes regimes:
Os direitos de uma babá devem seguir a risca o que diz a Lei Complementar 150/2015, que você conhecer como PEC das Domésticas:
Já com relação aos deveres, tudo vai depender das necessidades da família, e aquilo que foi previamente acordado em contrato. De toda a forma, respeitar os limites estabelecidos pelos pais ou responsáveis, assim como cumprir as tarefas no horário, são pontos importantes e que dificilmente fogem de qualquer acordo.
Educadores e especialistas em crianças falam muito sobre o respeito a horários. Esse é o momento em que se aprende o valor da rotina e da disciplina em realizar atividades. Se você é uma babá, está direta ou indiretamente ligada a esse processo. Afinal de contas, como passar a ideia de respeito a horários e cumprimento de atividades, se você não o tiver?
Outro ponto importante está relacionado à saúde e ao bem estar. A limpeza de uma casa pode não estar descrita em suas atividades, mas tenha cuidado com a higiene do espaço de cuidado.
Esteja sempre atenta a ambientes perigosos como cozinha, banheiros e áreas externas.