Buffet Infantil: 7 dicas para arrasar no aniversário do meu filho

melhor buffet infantil

Praticidade e serviço personalizado são características que atraem muitos pais na hora de escolher um buffet infantil para comemorar uma data tão especial como o aniversário de seu filho.

Entre orçamentos e pesquisas, mães e pais se deparam com opções que geram dúvidas. É preciso contratar um serviço de qualidade para não se arrepender, mas são inúmeras as opções a considerar!

É preciso observar a qualidade dos produtos incluídos e a estrutura da empresa escolhida para cuidar da festa da criança, porém há detalhes essenciais que podem passar despercebidos na busca.

De fato, a falta de uma pesquisa aprofundada da situação da empresa traz risco de desastre para sua festa.

Em março de 2019, uma família de Mogi das Cruzes (Grande SP) ganhou as manchetes exatamente por isso.

Como contou a reportagem do portal de notícias G1, mesmo com a confirmação no dia anterior, o buffet infantil contratado não entregou nenhum item da festa. Frustrados, os pais improvisaram um bolo e salgadinho em casa.

Ainda que não se tornem notícia coisas como essa ocorrem com frequência, trazendo decepção e más recordações para pais e crianças.

Por isso, descobrir como escolher bem o buffet infantil é fundamental para ter a festa mágica e bem estruturada que seu filho merece e você sonha!

Então, continue a leitura, aprenda como escolher o buffet infantil para o aniversário de seu filho e tenha aquela festa inesquecível!

Dicas para acertar com o buffet infantil

Em 2018, o mercado de festas movimentou mais de R$ 17 bilhões. Os dados em 2019 ainda não foram divulgados, mas a previsão da ABRAFESTA (Associação Brasileira de Eventos) falava de um incremento de 14%.

O nicho de festas infantis se posiciona entre os mais concorridos, abocanhando boa parte dessa movimentação de valores.

Dessa forma, se torna natural que muitos empreendedores invistam na área e novos buffets infantis surjam a cada dia.

Ainda que isso signifique uma vantagem para quem vai contratar, tornando o buffet infantil acessível a todo tipo de orçamento, nem tudo são flores.

A variedade de fornecedores e a briga pelo barateamento de custos pode esconder armadilhas. Assim, siga as dicas para escolher de maneira consciente!

1 – Planeje com antecedência

Um bom planejamento é a forma mais eficaz de colocar os desejos e sonhos no papel. É necessário que se saiba exatamente o que se deseja para descobrir que empresas podem atender suas necessidades de forma ideal.

Especialistas em festas indicam que o prazo ideal para começar o planejamento de sua festa infantil é de seis meses.

Como explicam, esse é um prazo adequado para avaliar serviços com calma, negociar e conseguir o melhor custo-benefício.

A antecedência possibilita comparar um número maior de fornecedores e consultar com calma as referências das empresas que pretende contratar (já vamos falar sobre isso!).

Além disso, com tempo suficiente é possível corrigir detalhes, programar materiais especiais, como aquele personalizado concorridíssimo, que tem fila de espera para entrega.

Outro ponto relevante é a localização.

Se você tem em mente um lugar específico para fazer a festa de seu filho, ao se planejar antecipadamente as chances de achar a data disponível são bem maiores.

2 – Visite a empresa em seu local físico

Embora a tecnologia seja imprescindível para encontrar o buffet infantil ideal para sua festa, não vale manter apenas o contato virtual: é preciso conhecer as empresas in loco, ou seja, onde elas funcionam.

Utilize a internet e o telefone para os primeiros contatos. A partir deles, filtre os buffets infantis que mais interessaram e agende um horário para conhecer o local e as pessoas envolvidas em seu atendimento.

Quando falamos de buffets infantis que incluem o local no pacote, a visita é essencial para conhecer a infraestrutura completa.

Observe se as dimensões são adequadas para o número de convidados e mesas que serão dispostas e avalie a facilidade de acesso ao local. O estacionamento é um diferencial que vale a pena ser considerado.

Conferir o sistema de som é outra dica valiosa. A música tem um papel de destaque na festa e é importante que o local tenha essa preocupação.

Não esqueça também de avaliar a ventilação e o funcionamento do ar condicionado.

Mesmo no inverno, a movimentação e correria das crianças vai esquentar o ambiente e é preciso estar preparado! E no verão, nem se fala!

Verifique também as condições de segurança, especialmente quando há brinquedos para as crianças. Não queremos lembranças relacionadas a emergências, não é mesmo?

Aliás, isso leva à próxima dica!

3 – Observe bem o funcionamento dos brinquedos

Um dos maiores atrativos de uma festa realizada em buffet infantil são os brinquedos. As crianças adoram!

Alguns deles oferecem tanta diversidade que se tornaram verdadeiros parques de diversões indoor, com muitas atrações.

No entanto, é preciso cuidado para garantir uma boa experiência.

Aproveite sua visita ao local para verificar com atenção tudo o que se relaciona aos brinquedos disponíveis.

Assim, verifique se a empresa tem monitores treinados para lidar com crianças e se contam com uma quantidade suficiente deles, para que nenhum ponto fique sem supervisão.

Não tenha medo de pedir  que demonstrem se os brinquedos estão com a manutenção em dia, ou que coloquem alguns deles para funcionar.

A olho nu é muito difícil avaliar, mas vale a pena checar a conservação geral, observando o estado dos equipamentos e as instalações. Nenhum fio elétrico pode estar no caminho das crianças!

Além disso, se informe se há também a opções de atividades recreativas, como pintura facial, oficinas, atividades lúdicas e apresentação de personagens infantis e confira seus detalhes.

Vale a pena ainda checar se as atrações oferecidas vão de encontro com a faixa etária do aniversariante e seus convidados, para que todos possam aproveitar a festa.

Dica Extra:

Como dica extra, vale escutar os especialistas em festas infantis. A preferência da criançada é:

  • Entre 1 a 3 anos: Brinquedoteca, escorregador, piscina de bolinhas e um tela que passe seus desenhos do seu interesse.
  • De 4 a 9 anos: Gostam de mais ação como tirolesa, escalada, cama elástica ou um tobogã gigante.
  • De 9 a 11 anos: Tudo o que se relaciona a jogos eletrônicos, além de boliche.

4 – Escolha o tema e veja as opções de decoração

A decoração é o auge da festa, certo? Ela é a grande responsável por levar os convidados para o mundo encantado da festa, onde seu filho é o protagonista.

Para a empresa que oferece o buffet infantil, a decoração é um processo criativo, algo artístico e bem planejado.

O que os bons profissionais procuram é captar seus sonhos e transmitir na decoração da festa. E é isso o que você deseja!

Então esse é o momento de verificar se a empresa que você tem em mente tem condições de atender ao padrão que você procura.

Os melhores buffets infantis oferecem um portfólio de festas, onde poderá verificar as decorações que já foram realizadas.

A maioria deles são portfolios bem feitos, com fotos preparadas para realçar a beleza das peças. Então, não dê bobeira: Peça para ver os itens da decoração e cheque se o que viu em fotos é real.

Observe também o estado de conservação das peças, a higiene e a paleta de cores. Tudo deve estar conforme o anunciado!

Atenção:

Caso seu tema seja desenvolvido do zero especialmente para sua festa, o processo de criação colaborativa deve ser respeitado.

O decorador deve escutar suas ideias e apresentar seu projeto para a festa, mostrando o que pretende fazer e ouvindo suas opiniões.

Esse processo costuma ser feito após o fechamento do contrato, como explica a especialista em decoração de festas Tatiana Ulhôa, da Decorando Emoções, que ministra cursos para decoradores desde 2009.

Ela comenta que o projeto de uma festa é feito somente após o contrato, mas que existe uma outra coisa que o consumidor pode (e deve) solicitar ao fornecedor: o moodboard.

O moodboard é uma espécie de pré-projeto, onde são apontadas as referências e ideias que o decorador pretende utilizar em seu projeto.

Através dele, você poderá ter uma boa ideia do que será feito em sua festa infantil, sem obrigar o profissional a investir horas valiosas de trabalho em algo que ainda é apenas uma solicitação de orçamento.

5 – Conheça as opções do cardápio do Buffet Infantil

O trio salgadinhos-bolo- docinhos é imbatível, sempre na moda e continua fazendo sucesso entre crianças e adultos.

No entanto, cada vez mais pais deixam de lado o tradicional e buscam opções mais saudáveis ou inovadoras.

Se é seu caso, verifique se o buffet oferece opções com sucos e lanches naturais, saladas de frutas para substituir as comidas habituais.

Caso sua festa seja no horário de almoço ou jantar oferecer a seus convidados pratos quentes também é uma boa pedida.

Atenção

Seja qual for o cardápio escolhido, é preciso que você prove tudo antes de contratar. Se a comida não for boa, mais da metade da festa já deu errado, não é mesmo?

Quanto ao bolo, a maioria dos buffets infantis oferece o item em seus pacotes. Porém, se você tem seus confeiteiros favoritos, ou deseja um bolo específico, vale a pena conversar. É  .possível que possa encomendar em outro lugar.

6 – Negocie os valores da contratação do buffet infantil

Assim que verificar todos os detalhes e tiver certeza de sua escolha, é hora de negociar. Afinal, um bom custo benefício nunca deixa de ser importante!

Grande parte dos buffets infantis trabalham com pacotes para diferentes números de pessoas e, por esse motivo, ter a lista de convidados preparada para a negociação é muito importante!

Como seu evento se trata de uma festa infantil é importante anotar a faixa etária da maioria dos amiguinhos do seu filho para uma melhor negociação.

Nessa etapa também deve ser levado em questão para o fechamento do pacote:

  • O horário do evento;
  • A duração da festa;
  • Taxas adicionais se a festa extrapolar o horário estimado;
  • Diferença de preços para festas durante a semana e nos finais de semana.

Pedir um desconto não é problema. Especialmente para negociações com pagamento à vista.

Mas, preço não deve ser sua única preocupação quando pensa em valor da festa.

Um buffet infantil que ofereça alta qualidade certamente terá um valor algo mais elevado que os concorrentes, mas a realização do sonho vale o investimento!

Atenção:

Na negociação, é essencial que valores, itens que serão contratados,forma de pagamento e condições de cancelamento sejam discriminados por escrito.

O buffet de festa infantil ideal é aquele que oferece um preço justo pelos serviços prestados e que os executem com qualidade e pontualidade, atendendo às suas necessidades.

Assim, o combinado no orçamento deve ser replicado no contrato que será assinado na ocasião da contratação e, claro, cumprido no dia da festa.

7 – Antes de assinar o contrato, pesquisa a empresa do buffet infantil

Essa é a dica é de ouro! Antes de bater o martelo e fazer qualquer pagamento saiba mais sobre a empresa.

Infelizmente há muitos casos de pessoas que fecham sua festa de aniversário infantil e no dia do evento o local está de portas fechadas e a empresa sumiu.

Além do prejuízo financeiro, fica o prejuízo emocional do aniversariante, da família e de todos os envolvidos. Por isso, antes de assinar o contrato procure informações sobre a empresa.

Pode ser algo que demanda um tempo extra, mas vale a pena a precaução!

  • Consulte o número do CNPJ no site da Receita Federal, lá terá informações se a empresa está ativa, sua razão social, nome fantasia, a quanto tempo está aberta e no nome de quem.
  • Peça indicações de outros clientes que já realizam festas com o buffet, entre em contato e peça um feedback dos serviços.
  • Pesquise nas redes sociais da empresa e no Reclame Aqui. Os comentários dos usuários sobre o eventos já realizados e as respostas da empresa são super importantes para determinar sua credibilidade!

Isso não te resguardará 100%, mas uma empresa com histórico da idoneidade diminui consideravelmente os riscos de um buffet infantil desastroso.

Conclusão

Um bom buffet infantil garante o sucesso da festa!

Uma festa de aniversário para seu filho é muito mais que uma decoração, doces e balões: é a comemoração do nascimento e do amor que você sente por ele.

Trata-se de um momento de muita alegria e dedicação, onde o que se deseja é que tudo saia perfeito e que deixe lembranças e muitas histórias para contar.

Então, o melhor é se planejar com tempo e escolher com calma o buffet infantil que terá a missão de transformar sonhos em realidade. E não é pouca coisa!

Pesquise, converse com outros pais, verifique nas redes sociais e visite os locais antes de efetivar qualquer pagamento.

Não esqueça de checar as instalações e a segurança do local, tirar todas as dúvidas sobre os itens que o buffet infantil inclui ( e o que exclui!) e exija que tudo entre no contrato.

Com essas dicas, sua festa será um sucesso!

E você? Já tem algum buffet infantil preferido? Compartilhe suas experiências com a gente!Veja também outras matérias do nosso blog.

Mora em São Paulo? Preparamos um lista com os melhores buffets infantis da cidade, confira.

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of