fbpx

Como me relacionar melhor com minha emprega doméstica

Entenda como melhorar o relacionamento com empregada doméstica e obter um trabalho de qualidade para sua família.

Melhorar o relacionamento com empregada doméstica é algo fundamental para o sucesso do serviço prestado. Além disso, ela é uma pessoa com quem você terá um contato frequente, e essa relação se torna muito mais proveitosa quando vocês conseguem se dar bem.

Mas a verdade é que nem sempre estabelecer um bom relacionamento com as pessoas é fácil. Isso acontece principalmente com aquelas pessoas que devemos cobrar algum tipo de serviço. Não queremos parecer cruéis, mas desejamos mostrar autoridade.

E se você deseja entender como ponderar as coisas, continue lendo esse post e descubra como melhorar relacionamento com empregada doméstica.

melhorar meu relacionamento com a empregada doméstica

Dica nº 1 – Seja claro no que você deseja da empregada doméstica

Desde o primeiro dia (veja o que preparamos para o primeiro dia), a sua empregada doméstica deve entender o que você precisa e o que você quer. Deixar que ela descubra por conta própria pode não ser uma boa ideia. Além disso, sejamos sinceros, ninguém tem uma bola de cristal para adivinhar.

Por isso, fale abertamente o você espera dela, assim como, das coisas que você não gosta. Isso facilitará muito as coisas entre vocês, acredite.

Dica nº 2 – Não refaça os serviços que ela fez errado

É comum que para querer dar uma “lição de como se fazer algo” você vá lá e refaça o serviço da sua empregada. No entanto, essa não é uma boa ideia. Isso porque muitas vezes ela pode não perceber que você o refez, ou então, se sentir mal por não atender suas expectativas.

O ideal então, é que você sempre mostre (educadamente) o que não está certo e peça para que ela refaça.

Dica nº 3 – Fale sempre em um tom mais baixo

Para melhorar o relacionamento com empregada doméstica, é importante também estar atento ao tom de voz que você está utilizando.

Se você quer respeito, então dê respeito. E não é gritando com as pessoas que você conseguirá isso. No máximo, gritos geram desconforto o que acaba fazendo com que vocês passem a ter dificuldades em estabelecer um bom relacionamento.

Além do mais, gritar com a sua empregada doméstica pode ser caracterizado como assédio moral, cabendo inclusive, processo trabalhista.

Então, busque sempre encontrar as melhores estratégias de comunicação e se perceber que está com dificuldades e manter a calma, por ser que seja melhor deixar a conversa para outro momento.

Dica nº 4 – Seja amigável, mas não deixe que a amizade influencie na relação

Ser amigável é uma excelente dica para sempre manter motivada a sua empregada. Contudo, é preciso que ela entenda os limites dessa relação. Isso porque, quanto mais amigo você se torna de sua empregada, menos liberdade para falar com ela sobre o trabalho você terá.

Você pode demonstrar que é amigável sendo gentil, entendendo que existem dias em que ela não estará bem, assim como você, pois é um ser humano. Mas fazer dela sua confidente pode trazer sérios riscos para relação entre contratada e contratante e ultrapassar o razoável para uma relação de trabalho.

Dica nº 5 – Mantenha sempre o pagamento dela em dia

Para melhorar relacionamento com a sua empregada doméstica, é de fundamental importância que você mantenha o pagamento dela em dia. Aliás, depois das despesas da casa, o salário dela deve ser uma das suas prioridades.

Afinal de contas, ninguém trabalha satisfeito com salários atrasados. Mas caso um imprevisto aconteça, lembre-se de falar com ela, explicar que o pagamento dela poderá atrasar por alguns dias. Nada de deixa-la sem resposta, esperando para que receba.

Ah, e não se esqueça de que esses imprevistos não devem acontecer todos os meses, afinal planejamento para manter o salário da empregada em dia é um ato de responsabilidade e um dever do contratante.

pague a empregada doméstica em dia

Dica nº 6 – Atente-se para os dias de folga da empregada doméstica

Os dias de folga de uma empregada doméstica são preciosos. Por isso, evite de pedir coisas, programas eventos ou qualquer coisa no dia de folga dela, principalmente se ela morar nas dependências da sua casa.

Caso contrário, você não conseguirá melhorar relacionamento com empregada doméstica como deseja.

me dar bem com minha empregada doméstica

Dica nº 7 – Seja organizado

Existem pessoas que acreditam que apenas pelo fato de terem uma empregada doméstica, podem fazer tudo o que desejam. Assim, essas pessoas deixam peças íntimas jogadas no banheiro ou no chão, grandes quantidades de lixo para serem recolhidos, e uma bagunça imensa.

Dar valor a quem presta o serviço é de fundamental importância. Por isso, não custa nada lavar o seu prato, colocar a roupa no cesto de roupa suja, dar descarga, arrumar a sua cama, entre outras pequenas ações.

Acredite, isso mostra o quanto você é educado e o quanto valoriza o trabalho dela. São ações simples que podem mudar inclusive, o dia dela, permitindo que ela tenha mais tempo para realizar outras tarefas.

Dica nº 8 – Elogie sempre que possível sua empregada doméstica

Você já recebeu um elogio de alguém superior na hierarquia de trabalho?

Se sim, sabe o quanto isso te deixa bem e satisfeito. Se não, faça isso com alguém e melhore o dia dessa pessoa.

relacionamento empregada doméstica

Para melhorar relacionamento com empregada doméstica, é imprescindível estar sensível ao que ela faz. Não precisam ser elogios diários, mas que tal elogiar a roupa que ela lavou, se cozinha, a comida que ela fez, ou o simples ato de limpar a casa mesmo.

Pode parecer pouco para você, no entanto, mudará o dia dela.

Pequenas ações cotidianas podem melhorar o relacionamento com empregada doméstica, esteja atento a elas e estabeleça uma relação mais duradoura.

 

Temos bastante material para te ajudar na contratação de profissionais domésticos bem como no dia a dia, veja mais sobre a relação profissional contratado contratante para empregadas domésticas aqui.

Gostou da postagem? Deixe um comentário! 

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of