fbpx

A contratação de profissionais por indicação é sempre um assunto delicado. É preciso ter bastante cautela ao fazer esse tipo de recrutamento, e se possível recorrer a alternativas mais confiáveis principalmente em caso de babá ou empregada doméstica.

Ao receber a recomendação dos serviços de alguém, é preciso levar alguns quesitos em consideração. Especialmente se for para trabalhar em sua casa.

Preparamos um texto para te mostrar sobre os perigos da contratação por indicação. Continue acompanhando e saiba quais os cuidados necessários antes de finalizar um processo seletivo. Principalmente os domésticos. Boa leitura!

Veja como contratar uma babá com total segurança

Perigos da contratação por indicação

Recentemente vimos o caso do Chef Erick Jacquin, que teve a babá dos seus filhos presa por suspeita de furto e falsificação de documentos. De acordo com várias reportagens, a mulher cuidava dos filhos de Jacquin e havia roubado um relógio de alto valor e ainda comprado passagens no cartão de crédito da esposa do chef.

Assim como Jacquin, várias pessoas são enganadas diariamente, portanto, todo cuidado ao realizar uma contratação é pouco. Principalmente se ela for por indicação.

Fazer uma contratação por indicação, mesmo que seja de alguém que você conhece, é bastante arriscado. Afinal, você não conhece a pessoa, indicada só está tendo uma referência. Portanto, é preciso fazer uma pesquisa sobre a vida profissional de quem está prestes a contratar.

Com vários casos de babá violentando crianças aparecendo nos jornais diariamente, é preciso escolher de forma muito criteriosa. Afinal, o medo e a insegurança de diversos pais não são a toa.

Porém, existem os pais que não conseguem cuidar da criança durante o dia e precisam de uma empregada doméstica ou babá para auxiliar nessa função. Para isso, existem diversas formas de contratar uma boa profissional e com total segurança. O CasaeCafe, te ajuda nessa tarefa e oferece uma série de recursos que ajudam na decisão de contratar alguém fornecendo informações que podem te levar a uma contratação muito mais assertiva.

Veja 5 dicas de como fazer a contratação de uma babá (veja uma  postagem completa sobre como entrevistar aqui):

1 – Somente a indicação não é o suficiente

Ter recomendações de amigos e parentes é sempre bom. Porém, a indicação não basta para realizar uma contratação. É imprescindível verificar todas as informações da candidata à vaga de empregada doméstica e, sempre que possível, ter referências profissionais.

Se a pessoa tiver um currículo, isso já é ótimo. Afinal, lá terão as informações dos antigos empregos e você poderá certificar se são verdadeiros ou não. E mais, ter as referências sobre a postura profissional a possível babá de seus filhos.

Além disso, pesquise se a possível babá não tem antecedentes criminais.

2 – Analise o comportamento da criança

Contratação de Babá

Mesmo que você tenha contratado a babá, fique atento ao comportamento do seu filho. Além disso, verifique como é o tratamento da nova contratada com a sua criança. (veja aqui um guia completo sobre como preparar o primeiro dia da babá).

Uma boa babá deve ser calma, alegre, demonstrar disposição e, acima de tudo, ser paciente.

Inicialmente a criança pode ficar receosa com a nova babá, o que é normal, já que ela está lidando com uma pessoa ainda desconhecida. Porém, passado a fase de adaptação, fique de olho no comportamento do seu filho. Se a criança fica feliz com a babá, é um sinal de que é bem tratada.

3 – Faça uma entrevista cuidadosa com a futura empregada doméstica

Antes de contratar a profissional, marque uma entrevista presencial. O primeiro contato é sempre indireto, mas o contato face a face é muito importante.

Faça perguntas como:

  • Por que saiu do seu antigo trabalho?
  • Como era o seu relacionamento com as crianças?
  • Quais as brincadeiras costumava fazer com elas?
  • Como era o seu relacionamento com seus antigos patrões?
  • Qual era a rotina da casa em que trabalhava?
  • Como é o seu temperamento?

Por meio de uma pequena entrevista é possível saber mais a fundo sobre a nova babá. Porém, deixamos bem claro que cada caso é único. Portanto, faça perguntas de acordo com as qualidades que precisa em uma profissional e da rotina da sua casa.

4 – Faça uma busca na internet com o nome da candidata

Infelizmente, existem pessoas que falsificam sua identidade. Portanto, todo o cuidado ainda é pouco. Ao saber o nome da futura babá, faça uma busca na internet e veja o que encontra.

É possível achar as redes sociais da pessoa e, por elas, ver o comportamento da profissional. Lembrando que muita gente também burla as informações que colocam nas redes sociais. Mesmo assim, faça essa checagem e confirme as informações que encontrar.

5 – Peça atestado de antecedentes criminais

Se a futura babá não souber como solicitar, é possível obter essa informação pela internet. Por meio do site da Secretaria de Segurança Pública.

No entanto, existem opções mais práticas.

O CasaeCafe, é uma plataforma que te ajuda no processo de contratação da profissional ideal. Na nossa plataforma, reunimos recursos valiosos para contratação em um único lugar. Através do site, você consegue ver vários perfis, compará-los, ver as recomendações da profissional e até mesmo solicitar a checagem de antecedentes criminais com um único clique.

Mas se eu quiser deixar o meu filho em uma creche?

Mostramos a você que todo cuidado é pouco na hora de realizar uma contratação por indicação. Porém, se o seu caso for achar uma creche de confiança para o seu filho, é também necessário ter cuidado.

Ao receber a indicação de alguém sobre um estabelecimento, cheque todas as informações sobre o local. Pesquise sobre os profissionais que lá trabalham, veja na internet se acha algum depoimento, sendo ele positivo ou não.

Se a creche tiver redes sociais, veja onde é o endereço, vá até o local e conheça de perto o ambiente em que pretende deixar o seu filho durante uma parte do dia. Existem também muitas denúncias contra creches, portanto, pesquise sobre o local.

Conheça também a equipe de profissionais que lá trabalham e, se puder, observe como são as crianças que lá ficam. Se são bem cuidadas, se estão alegres e são alimentadas no devido horário.

Acima de tudo, se conhecer uma mãe que tenha o filho nessa creche, converse com ela e veja se já teve algum problema.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe essa informação 🙂

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of